Design Thinking em sala de aula

Com a utilização do design thinking levei meus alunos do curso Técnico em Informática a experimentar uma nova forma de idealizar e pensar um projeto de infraestrutura de redes para ambientes corporativos.

Segundo o Wikipédia, “design thinking é o conjunto de métodos e processos para abordar problemas, relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções”. Sendo assim propus aos meus alunos a utilização deste método para elaborar um conceito de criação de infraestrutura de redes para 4 (quatro) ambientes na escola onde leciono Redes de Computadores: sala de aula, auditório, pátio e oficina, levando em consideração conforto, formato e ligação entre os ambientes. O assunto está relacionado a Análise e Desenvolvimento de Projeto de Redes.

Expliquei para a turma o que é design thinking, como funciona e como iríamos utilizar durante o processo.

O trabalho consistiu em criar grupos com os alunos, usar smartphones para fotograr os ambintes pré-definidos na Escola e assim poderem ser analisados com calma em sala de aula, um drive compartilhado na Web para envio das fotos e relatórios finais, post-it para idealizar o processo de criação no quadro e uma boa troca de informações e ideias para “costurar” o projeto e entender um pouco da proposta de cada grupo.

Aula interativa, movimentada e cheia de boas ideias.
E que ideias sensacionais que sairam da cabecinha pensante destes Técnicos em Informática meus amigos!

Fonte: Texto publicado no blog eusouprofessor.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *